Justificativa: Este projeto surgiu a partir da observação das educadoras sobre o modo como às crianças vem tratando suas questões afetivas e sociais no grupo escolar. Sabendo que na Educação Infantil a criança está aprendendo a se conhecer e a se relacionar com o outro, episódios como: mordidas, tapas, empurrões, xingamentos e fofocas são freqüentes. Desse modo, entendemos que é preciso proporcionar às crianças vivencias nas quais o ato de fazer carinho seja exercido de modo consciente e focado, para que se internalize essas ações positivas, que posteriormente as ajudarão a resolver de maneira mais harmoniosa seus conflitos.
Objetivo Geral: Proporcionar as crianças momentos diários, nas quais vivenciem a reflexão, o carinho, a fala e a escuta.
Objetivos Específicos:Tocar o colega de modo afetivo realizando massagem e carinho.
Fazer silêncio e visualizar imagens de paisagens bonitas e tranqüilas
Refletir sobre ações negativas no convívio com o outro buscando soluções alternativas na resolução de conflitos
Abraçar o colega
Refletir sobre coisas boas e ruins no convívio social
Desejar verbalmente coisas boas aos colegas
Desejar verbalmente coisas boas para si e sua família
Atualmente na E.M.E I da vila Santa rosa esse projeto vem sendo desenvolvido com mais ênfase na turma do Jardim B2, pela educadora Aida Cunha Batista. No entanto, com a promulgação da lei nº 10.866, de 26 de março de 2010, que dispõe sobre o desenvolvimento de política “antibullying” por instituições de ensino e de educação públicas municipais ou privadas, com ou sem fins lucrativos e com a tarefa da Gincana Solidária abordando esta questão, outras professoras se interessaram pelo tema e verificando sua real importância, iniciaram atividades desse projeto também em suas turmas.
Abaixo, as fotos mostram a experiência de roda de massagem realizada pelos alunos do Jardim B2 nos colegas do Berçário 2.

Nenhum comentário:
Postar um comentário